[BOOK REVIEW] MENINO DE OURO POR ABIGAIL TARTTELIN

| |

Sinopse:A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max.
Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro. Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. Ele é diferente, especial. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois.
É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa em Menino de Ouro. Cada uma das personagens esboça seu dia a dia, suas inseguranças e conquistas, e, principalmente, seu relacionamento com Max.



Pessoas interssexuais, popularmente conhecidas como hermafroditas, são uma parte da população que não tem nenhum tipo de acesso a informação concreta sobre o que é ser um interssexual,  não estudamos isso na escola, não vemos isso representado em nenhum meio de comunicação, muitas pessoas mal sabe que na verdade as estatísticas indicam um numero muito maior de interssexuais de vários graus que vivem entre nós hoje.
Menino de Ouro para mim foi uma experiência incrivel, tanto de leitura quanto de aprendizado, pois eu também nunca tinha aprendido nada sobre o que é uma pessoa interssexual, meus conhecimentos eram apenas superficiais, e com esse livro aprendi como é complicado para essas pessoas conviverem em um mundo que nem sequer sabe da existências delas, onde elas não tem nenhum acesso a informação.
A escrita da autora é bem instrutiva mas não se assuste pois ela escreve de uma maneira que não parece que você esta lendo um livro didático, as informações são inseridas durante a história para não ficar uma  leitura entediante.
A história e os personagens são muito bem construídos, a autora consegue abordar muito bem os temas pesadíssimos presentes no livro, e os personagens todo são muito bem definidos, e tudo tem um motivo e um por que de ser daquele jeito.
Um dos temas que mais achei interessante foi justamente o da relação de pais e filhos, já que os pais de Max são fechados e não conversam com ele sobre o que ele é o que gera uma boa parte de toda a confusão na vida do garoto, é valido lembrar os pais de que esse diálogo entre pais e filhos TEM que existir para não gerar problemas grandes em um futuro.
Menino de Ouro é um relato incrível que ao mesmo tempo que informa aborda temas como estupro, familia e adolescência e como tudo isso pode ficar muito mais confuso e pior quando você não tem informações nenhuma sobre quem você é e o que esta acontecendo com seu corpo. O livro é leitura obrigatória para qualquer pessoa pois todos mundo consegue tirar algo de relevante do livro para a vida.

NOTA: 5/5

Um comentário:

  1. Olá,
    Eu não sabia o que esperar desse livro e acabei amando ele. Foi um turbilhão de emoções que senti com a leitura. E também aprendi bastante porque é um assunto que não se fala muito mesmo não.

    Prefácio

    ResponderExcluir



ÚLTIMAS RESENHAS